quinta-feira, 24 de março de 2016

PELO TELEFONE - REGISTRO FAZ 100 ANOS! VIVA DONGA! VIVA O SAMBA!

PELO TELEFONE - REGISTRO FAZ 100 ANOS. VIVA DONGA! VIVA O SAMBA!

“Há uma designação específica para Pelo Telefone, na página 616 da Enciclopédia da Música Brasileira (Publifolha/Art Editora, 3ª edição, 2003). Eis a íntegra: “A 6 de novembro de 1916, Donga (Ernesto dos Santos) entrega uma petição de registro no Departamento de Direitos Autorais da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro para o samba carnavalesco Pelo Telefone. A partitura manuscrita para piano feita por Pixinguinha, estava dedicada aos carnavalescos Peru (o repórter Mauro de Almeida) e Morcego (Norberto Amaral), dois foliões destacados.

Em 16 de novembro de 1916, Donga anexou à petição atestado que afirmava ter sido o samba carnavalesco Pelo Telefone executado em público pela primeira vez em 25 de outubro de 1916, no Cine -Teatro Velho. O registro foi finalmente efetuado em 27 de novembro, com o nº 3.295. A partitura para piano apareceu em 16 de dezembro do mesmo ano, impressa no Instituto de Artes Gráficas do Rio de Janeiro. Tinha quatro páginas: a primeira era a capa, a segunda e terceira traziam a música escrita, e a quarta página foi usada para anunciar novos lançamentos da casa Edison, para Suplemento de janeiro de 1917.

Nessa época se anunciavam as duas primeiras gravações do samba. Até essa data não se tinha notícia dos versos do samba, que só seriam conhecidos quando do lançamento da gravação do cantor Baiano. A gravação da Banda Odeon é anterior à efetuada por Baiano e coro. Na primeira, consta como autor Donga; na segunda, Donga e Mauro de Almeida. O samba fez grande sucesso no carnaval de 1917, dando origem a inúmeras paródias e comentários, estampados na imprensa carioca, que designava o gênero da música como tango, modinha, samba, samba carnavalesco, etc.

É tido como o primeiro samba gravado, considerando-se a introdução deliberada do autor de atribuir esse gênero e não outro, à sua música, quando do registro da composição na Biblioteca Nacional”.


Trecho da monografia de Tania Malheiros, na Universidade Candido Mendes/ Pós-Graduação “Lato Sensu”, Projeto A Vez do Mestre, título “O Samba na Mídia em nove décadas”, orientadora Professora Dra. Mary Sue. ANO: 2006.

Nenhum comentário: